Histórico

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
NEUSA TEREZINHA MARCON PELICIOLI


               A busca incessante pelo conhecimento e a necessidade de ofertar à população um espaço destinado à leitura, descoberta e a resposta às dúvidas, foi o que motivou a criação da Biblioteca Pública Municipal em 27.08.1973.

               Nesta data o então prefeito Alvino raittz através da Lei nº77/73 cria a Biblioteca Pública Municipal Presidente Médici, subordinada a Administração do Departamento de Educação e Cultura.
               O nome escolhido foi uma homenagem ao então presidente do Brasil Emílio Garrastazu médici que governou o país de 30.10.69 a 15.03.74.

               Na ocasião foram destinados para despesas de instalação e contratação de Pessoal Técnico um Crédito Especial de Cr$ 2.000,00 (dois mil cruzeiros), provenientes do saldo disponível do exercício findo.

               No seu Art.3 o Senhor Prefeito Municipal ficou autorizado a firmar convênio com o Instituto Nacional do Livro, do Ministério de Educação e Cultura, para efeito de manutenção e assistência técnica propondo a inclusão no próximo orçamento de uma dotação correspondente ao valor de (10) dez salários mínimos da região para aquisição de livros.

               A Biblioteca foi instalada na parte inferior (porão) da residência do Sr. Robertino Isler, na Avenida Castelo Branco, hoje residência de Joarez Stradiotto Neto, a mesma foi construída por Adilson Bittencourt. Posteriormente a Biblioteca foi instalada no Edifício Clarice, localizado na Rua Frei Silvano. Em 1988 foi construído o atual prédio da Prefeitura Municipal e a Biblioteca foi transferida para lá.

               Em 1974 iniciou-se a catalogação dos livros que foi realizada pela professora Neidete Espíndola Barbosa e teve como auxiliar a professora Salete Pelicioli Sartori.

               As bibliotecárias foram Nádia Macagnan, seguida por Leocádia Macagnan, Cláudia Beal, Odete Camargo, Ivone Quellmalz, Joelma Tonial e atualmente Geana Pellicioli Antunes. Diversas atividades eram desenvolvidas na Biblioteca Pública como: hora do conto, exposições, jogos de xadrez, hora da leitura e cursos de artesanato.

               No mesmo espaço da Biblioteca funcionava a Gerência de Educação.

               Em 1990 a Câmara Municipal aprovou e o então prefeito Novelli Sganzerla sansionou a Lei nº646/90 de 08.05.1990 onde alterou a denominação da Biblioteca para "Biblioteca Pública Municipal de Água Doce".

               A Lei nº1.422/2005 autorizou a baixa de bens móveis pertencentes ao patrimônio municipal como sucatas de livros, jornais e revistas da Biblioteca Pública Municipal.

               Esses bens foram doados as APPS das Escolas Multisseriadas, onde puderam ser vendidos e os resultados financeiros aplicados nas próprias unidades escolares.

               Em 2009 a Biblioteca transferiu-se para o prédio da Casa da Cultura (neste local funcionava uma gasoseria) onde está atualmente.

               Além de serem realizados exposições e cursos a Biblioteca aderiu as Tecnologias da Informação TIC's, adotando o sistema Biblioteca Fácil, para informatização do acervo bibliográfico e a internet no Telecentro.

               O programa Biblioteca Fácil está em fase de catalogação do acervo e foi adotado devido a relação custo/benefício e a facilidade de uso do mesmo, possibilitando a organização dos livros, controle de empréstimos, quantidade e opções do acervo, precisão das informações geradas e agilidades nos serviços prestados.

               Ao mesmo tempo, o Telecentro da Biblioteca, disponibiliza para a população 11 computadores com acesso a internet, permitindo compartilhamento das informações na rede mundial e a comunicação com outros usuários. Com a utilização da internet pode-se garantir a realização das mais variadas tarefas que muitas vezes não são encontradas nos livros, atendendo de forma rápida e eficiente as necessidades de informação e o desenvolvimento das atividaes.

               No dia 22 de agosto de 2011 foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores o nome da Biblioteca Municipal que passou a ser chamada Biblioteca Pública Municipal Neusa Terezinha Marcon Pelicioli, devido ao relevante trabalho prestado por esta professora para a Educação e comunidade água-docense.